

Você será capaz de guiá-la nesta perigosa jornada?
Noite passada, a Rainha dos Ulunaki foi assassinada num golpe de estado, junto de seu Consorte Real e da maior parte de seus filhos. Apenas a jovem princesa, filha caçula da monarca, escapou do massacre. Graças à inesperada intervenção de improváveis heróis, a Herdeira foi escoltada em segurança até os longínquos domínios de sua Tia Baru, única que poderia oferecer refúgio àquela que será a legítima rainha de Ulunak.


Palanquim é um roleplaying game (RPG) para 3 a 6 pessoas que, em uma sessão de 3 a 4 horas de duração, criarão em conjunto a narrativa da fuga da Herdeira.
A maior parte dos jogadores assumirá os papéis dos Portadores, as habilidosas e imperfeitas personagens que escolheram escoltar a Herdeira até o palácio de Tia Baru. Mestres de um dos seis Domínios essenciais do mundo – Guerra, Sociedade, Feitiçaria, Religião, Natureza ou Crime
–, os Portadores devem provar seu valor para a Herdeira, ganhar sua confiança e mantê-la segura ao longo da jornada. Cada um deve alertar o grupo sobre quaisquer perigos decorrentes de seu Domínio: o Veterano pode avisar o grupo sobre uma patrulha de soldados insurgentes, enquanto a Sombra aponta que o guia gentil é, na verdade, um vigarista. Aos Portadores também cabe lidar com estas Ameaças, mas fazê-lo em seu próprio Domínio, provavelmente assustará a Herdeira.
Enquanto isso, um de vocês interpretará a Herdeira, filha da Rainha e a legítima governante do reino. À pessoa que assumiu esse papel cabe facilitar o jogo e explicar as regras. Apesar da Herdeira ser uma jovem princesa que viveu apenas quatorze invernos, cada uma de suas companhias respeita seu potencial como líder e sua palavra é final em conflitos. Inocente e compassiva, ela observa seus companheiros para julgar se confia neles ou os teme. Ao final do jogo, Tia Baru permite que a Herdeira decida o destino de cada um dos Portadores.
Criado pelo designer canadense Jason Pitre, Palanquim é inspirado em jogos de RPG “indie” como Dream Askew / Dream Apart, onde os jogadores possuem certos elementos da ficção; Kagematsu, onde uma pessoa julga o comportamento de muitos; e Witch: Road to Lindisfarne, centrado em uma jornada perigosa, onde você descobre o passado dos viajantes.
Ideal para jogadores experientes e iniciantes, o jogo traz todas as regras necessárias para a sua jornada. Pegue alguns dados de seis lados e se prepare: Cada jornada é única, nenhuma história será como as outras. E a sua, como será?


Princesa Ulkuazi, a Herdeira, a sucessora legítima do Reino de Ulunak, que perdeu sua família durante o golpe de estado no palácio.

Ulu, o Veterano,
um soldado que caiu em desgraça.

Xangling, o Erudito,
um acadêmico exilado de uma terra distante.

Tanalor, o Feiticeiro,
um feiticeiro cuja mentora foi derrotada.

Malani, a Devota,
serva de deusas impiedosas.

Peryani, a Caçadora,
destruidora e captora de bestas.

Illic, a Sombra,
mestre do crime e da injustiça.


Além de criador de Palanquim, o canadense Jason Pitre (ele/dele) é fundador, proprietário e principal funcionário da Genesis of Legend Publishing. A pequena editora independente, fundada no verão de 2009, tem como foco principal a produção de jogos de RPG que exploram questões de sociedade e de identidade.
Designer de jogos, escritor, editor, profissional de layout e, às vezes, barista, Jason trabalha como burocrata e “nerd da lei” durante o dia e se dedica as jogos à noite. Ele é a mente por trás do RPG Design Panelcast, um podcast que compartilha palestras e seminários sobre design de jogos. Ocasionalmente, faz trabalhos freelance e já colaborou com empresas como Pelgrane Press, Green Hat Designs, Aviatrix Games e Rowan Rook & Decard.
Você pode ler a uma entrevista com o autor aqui.


Rafael Ferreira
Coordenação editorial / Editor

Dandara Morena
Tradutora

Karoline Melo
Revisão e Preparação

Giovanna Gomes
Projeto Gráfico

Jaqueline Florêncio
Ilustração (Capa)

Quer saber como é uma partida de Palanquim? Assista a essa sessão no canal o Rodrigo Ragabash!
Destaque no Giro da Semana, um quadro de notícias sobre as novidades, lançamentos e atividades do cenário do RPG no mundo e principalmente no Brasil, sob o comando de Rodrigo Ragabash e Lukas Malk.
Mai Carneiro assume o papel da Herdeira em sessões nos canais Top Hat Pub e Casa Velha RPG que mostram como cada história Palanquim é única.
Aumente o volume e ouça a um bate-papo super legal sobre o jogo no Caquitas Podcast, conduzido com muito bom humor pela dupla Paula Pötter e Renata Bruscato.
O Palanquim fez uma parada estratégica na Taverna do Anão Tagarela, podcast do Movimento RPG. Ouça ao bate-papo com os taberneiros Douglas Quadros e Raul Galli.
Como a sede não passou, o Palanquim fez uma última parada na Taverna do Beer Holder Cego, para conversar com Gabriel Garbe e a Mai Carneiro.
